Blog

Taça Abimota XCO 2012













Decorreu no passado dia 24 de Junho (Dia de S. João para muitos) a primeira das tres provas de XCO, designada por Taça Abimota XCO 2012, em Vila Nova de Monsaros, Anadia.
Tres atletas do CDCamarneira/Era Cantanhede/Pneubox estiveram nesta prova, Paulo Pereira e Luis Tomé na categoria Veteranos B+C e Tiago Rasteiro na classe mais competitiva Elites/Sub 23 e obtiveram resultados digno de registo.

Uma pista com aproximadamente 5Km de perimetro e uma altimetria de aproximadamente 200 metros por volta, muito bem estruturada e desenhada pela organização, onde não faltavam zonas de espectáculo com saltos, singletracks fenomenais e subidas algo acentuadas, mas toda ela ciclável.
No Sábado a partir das 16,00 horas decorreram pela tarde os treinos livres, tendo Luis Tomé e Paulo Pereira dado 2 voltas a este circuito.
No Domingo das 8,00 às 9,30 horas decorreram novos treinos livres e Luis Tomé acompanhado de Paulo Pereira fizeram o seu aquecimento, testando a pressão de pneus mais baixa e mais adequada nalgumas zonas mais técnicas da pista.
Pelas 10,30 horas foi dada a partida para as classes Veteranos B+C masculina e feminina e classe de Promoção masculina e feminina. Logo no arranque Paulo Pereira impôs um ritmo fortissimo seguido por Luis Tomé e Sérgio Figueiredo do Verdemilho, no final da primeira subida Paulo Pereira foi o 1º a chegar ao seu topo seguido apenas de Luis Tomé que aproveitou depois uma pequena descida para ultraprassar o seu colega de equipa e “atacar” na segunda subida e deixar para tras alguns dos seus adversários.
A partir deste ponto da corrida Luis Tomé apenas teve de controlar a sua posição e correr numa pista ao seu jeito e sem ninguem a fazer-lhe pó ou a prejudicar as suas trajetórias, terminando assim na 1ª posição ao fim das 3 voltas completamente isolado.
Paulo Pereira na segunda subida foi alcançado por Vitor Leitão do Avança, tendo depois sido ultrapassado por este atleta. Sérgio Figueiredo do Verdemilho foi vitima de um furo na roda da frente da sua bike de roda 29 e terminaria a sua volta a 2 voltas dos 1º classificado.
Pelas 15,00 horas foi a vez da prova C3 Élites/Sub 23 onde Tiago Rasteiro arrancou muito bem, mas os seus adversários nas subidas seriam mais fortes, no entanto este atleta terminaria a sua prova na 9ª posição a uma volta do vencedor Ricardo Sênos. De salientar que às 15,00 horas o calor e o pó foi o factor mais prejudicial para este atleta.
A próxima prova terá lugar em Vagos no dia 22 de Julho e os vencedores dos respectivos escalões correrão com uma camisola de lider oferecida pela organização. O vencedor final de cada escalão receberá na última prova que se realizará em Águeda a 29 de Julho uma medalha e uma camisola de campeão da Taça Abimota XCO 2012.


Classificações Veteranos B+C

Classificações Elites/Sub 23




This Post Has 0 Comments

Leave A Reply