Decorreu no passado dia 25 de Março a 1ª prova da Taça de Portugal de XCM Sport Zone, denominada Maratona do Centro na Batalha.
Esta prova juntou cerca de 1500 participantes, entre os quais quase 500 federados, um novo recorde de participação de atletas de competição numa maratona da Taça de Portugal.
Os trilhos escolhidos pela organização Airbike- Associação de Ciclismo foram do melhor, subidas dificeis mas cicláveis, descidas radicais cheias de pedra e trilhos nos planaltos da Serra D´Aires que faziam as delicias do Betetistas face à paisagem envolvente.
Os atletas que conseguiam pedalar e olhar ao mesmo tempo em seu redor tiveram o privilégio de serem presenteados com paisagens maravilhosas e dignas de registo.
A equipa do Club Desportivo da Camarneira deslocou-se a esta importante prova com 9 dos seus 23 atletas federados, acompanhados dos seus dirigentes desportivos e status de apoio aos atletas nas zonas de abastecimento num total de 14 pessoas, para tal esta equipa teve o apoio da Pneubox de uma carrinha para transporte de bikes e ainda o apoio da Escola de Condução Marialva de uma carrinha de 9 lugares para transporte dos atletas.
Uma prova bastante exigente face ao circuito escolhido com 92km de extensão e um acumulado de mais de 2.000 metros que obrigou muitos atletas a não terminarem a totalidade desta prova.
Na equipa do CDC há que enaltecer 3 atletas sem qualquer desprimor para os outros, Paulo Gomes, uma das ultimas contratações do CDC foi o primeiro a terminar a prova no seio da familia do CDC. Este atleta tem-se esforçado muito nos seus treinos que começam a dar fruto a nível nacional. Vitor Lopes apesar de debilitado face a uma gripe que teima em não o abandonar participou nesta prova tendo conseguido concluir os 92 Km, demontrando a sua garra e o espirito de sofrimento de que é capaz. Por último a nossa veterana Claudia Manso que pela primeira vez correu sem qualquer apoio presencial de outro atleta. Claudia Manso teve como todos os outros atletas dificuldade em percorrer este exigente circuito e andar muitas vezes sózinha durante muitos kilometros no meio da serra sem se avistar vivalma, no entanto mesmo com estas dificuldades conseguiu transmitir coragem e dar forças a adversárias suas para que estas conseguissem transpor a linha de meta.
Paulo Pereira fez tambem uma excelente prova e seria o 2º classificado do CDC. Luciano Rodrigues a apenas 30 km da meta teve probelmas mecânicos na sua bike e viria a ser obrigado a desistir, assim como Pedro Rocha face a um corte no seu pneu.
Luis Tomé e Carlos Teixeira não conseguiram concluir os 92 km devido a problemas fisicos, estes 2 atletas quedaram-se no Km 60 tendo seguido por estrada até ao local da partida. Pedro Silva disposto a ajudar estes seus 2 colegas de equipa, vendo-se impotente para concluir a sua determinada tarefa viria tambem a baixar os braços e a acompanhá-los por asfalto.
Classificações dos atletas do CDCamarneira:
12 611 Cláudia Adriana Gomes Manso 4h52:26 a 59:27 da 1ª (Lia)
45 333 Paulo Jorge Fernandes Pereira 4h52:24 a 57:41 do 1º
99 246 Paulo Simões Gomes Veterano 4h44:07 a 1h00:19
125 216 Vitor Henrique Lopes Veterano 5h14:27 a 1h30:39