1. INTRODUÇÃO
1.1 – O presente regulamento rege a prova de Cross Country Olímpico (XCO) do Campeonato Regional do Centro, tendo como organizador o Clube Desportivo da Camarneira.
1.2 – A prova de XCO disputa-se em conformidade com o Regulamento da UVP-FPC e com o presente regulamento.
1.3 – Data e local da prova:
Data: 28-07-2013
Prova: Cross Country Olimpico (XCO)
Local: Parque de Merendas dos Trilhos do Sarilho Cantanhede
GPS: N 40.318197 / W -8.564425
2. CATEGORIAS E CORRIDAS
2.1 – Categorias / Nº Voltas ao circuito
2.1.2 – A prova de XCO destina-se aos atletas com licença desportiva de competição válida para época 2013.
2.1.3 – Poderão participar atletas da classe Promoção na corrida C1.
2.1.3.1 A classe promoção é aberta a atletas com idade igual ou superior a 18 anos. Os atletas menores de idade têm de apresentar o termo de responsabilidade devidamente assinado pelo encarregado de educação.
2.1.3.2 As classificações serão separadas dos atletas federados.
2.2 – Corridas
2.2.1 – A Prova de XCO será dividida da seguinte forma:
Corrida 1 [10:00h] – Promoção + Cadetes
Corrida 2 [11:30h] – Veteranos A,B,C + Veteranas
Corrida 3 [14:30h] – Elites e Sub/23 + Juniores
2.2.2 – Caso o número de atletas inscritos assim o justifique poderão existir apenas duas corridas com os seguintes horários:
Corrida 1 [10:00h] – Promoção (Masc e Fem) + Cadetes (Masc e Fem) + Veteranos C (Masc)
Corrida 1 [12:00h] – Veteranos A e B (Masc) + Veteranas (Fem) + Elites/Sub 23 (Masc + Fem) + Juniores (Masc e Fem)
A decisão de se realizarem apenas duas corridas será divulgada apenas uma semana antes do inicio da prova.
2.3 – Horários:
SÁBADO – 27 de Julho
10:30h – Abertura do circuito para treinos
16:00h – Abertura do secretariado
19:00h – Fecho do Secretariado e do circuito para treinos
DOMINGO – 28 de Julho
07:30h – Abertura do secretariado
09:00h – Encerramento das inscrições
09:45h – Chamada para a corrida C1
10:00h – Corrida C1
11:15h – Chamada para a corrida C2
11:30h – Corrida C2
14:15h – Chamada para a corrida C3
14:30h – Corrida C3
As entregas de troféus vão ser efectuadas após o término de cada corrida.
3. INSCRIÇÕES
3.1 – As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 27 de Julho de 2013 em http://cdcamarneira.pt. No próprio dia vão ser aceites inscrições até às 09h.
3.1.1 – A inscrição só será válida após o pagamento efectivo da mesma, através de Transferência Bancária para o NIB: 0045 3021 40248473189 34, e envio do comprovativo de pagamento para bttcamarneira@gmail.com .
3.2 – Confirmação de presença / Inscrições
3.2.1 – A confirmação de presença, verificação de licenças e autorizações, bem como a atribuição dos dorsais e pagamento de taxas de inscrição, decorrem no secretariado da prova, no horário indicado acima. É obrigatória a apresentação da licença UVP-FPC para os atletas federados.
4. TAXAS
4.1 – Os atletas filiados na UVP-FPC com licença desportiva de competição válida para a época 2013 pagam uma taxa de inscrição de 5,00 € por prova, os atletas da categoria Promoção têm uma taxa de 7,50€
5. ATRIBUIÇÃO DE DORSAIS E PLACAS DE BICICLETA
5.1 – Será atribuído pelo organizador do Campeonato Regional, a cada atleta, um dorsal e um frontal
5.3.1 – As dorsais são atribuídos por ordem crescente, de acordo com a ordem de inscrição.
5.4 – Mapa de cores e atribuição de dorsais
Nota: Se alguma categoria exceder uma centena de atletas o organizador deve atribuir um número à sua escola, mantendo o marcador colorido da respectiva categoria.
6. CORRIDAS
6.1 – A chamada para a grelha de partida será em feita de acordo com a ordem de inscrição (pagamento confirmado).
8. CLASSIFICAÇÕES
8.1 – Classificação Individual por prova
8.1.1 – Só se classificarão os atletas que terminem a prova após o respectivo Vencedor da sua Categoria.
8.1.2 – Os corredores dobrados saem da prova quando essa indicação lhes for transmitida por um Comissário. Neste caso, serão classificados em função da ordem de chegada, sendo o seu nome mencionado ao lado do número de voltas em atraso acumuladas.
8.2 – Classificação por Equipas na Prova (Federados)
8.2.1 – A classificação por equipas será estabelecida com base nos três melhores resultados individuais de cada atleta, obtidos numa ou mais categorias.
8.2.2 – Para a classificação por equipas contarão apenas as categorias em que se verifique o mínimo de três corredores à chegada.
8.2.3 – Em caso de empate, beneficia a equipa com maior número de primeiros lugares dos seus corredores, maior número de segundos lugares e assim sucessivamente, até ao terceiro. Se o empate persistir, utiliza-se o critério do escalão mais alto.
8.2.4.1 – Ordem dos escalões para efeito de desempate:
1.º Elites / Sub-23 Masculinos
2.º Elites / Sub-23 Femininos
3.º Juniores Masculinos
4.º Juniores Femininos
5.º Veteranos A
6.º Veteranos B
7.º Veteranos C
8.º Veteranas
9.º Cadetes Masculinos
10.º Cadetes Femininos
9. PERCURSO E DURAÇÃO
9.1 – A prova desenrolar-se-á num percurso fechado, com perímetro de 4.25 km delimitados por manga plástica. Salvo se o percurso tiver uma delimitação por obstáculos naturais.
9.2 – Os ciclistas deverão respeitar a delimitação da pista, sendo punidos com a desclassificação os que durante a prova não cumpram o itinerário estabelecido.
9.3 – Para efeitos de controlo, serão colocados Comissários de Prova em determinados pontos de passagem no percurso.
9.4 – A duração das provas é a constante do artigo 2.º
9.5 – Dentro do percurso todos os ciclistas devem ser identificados, trazendo para o efeito o dorsal.
10. SEGURANÇA
10.1 – A organização disporá de meios de rápido tratamento e/ou evacuação para unidade hospitalar de ciclistas ou outros diretamente ligados ao participante ou à prova.
10.2– Os ciclistas serão obrigados a usar todo o equipamento de protecção, nomeadamente, capacete e luvas.
10.3 – Todos os participantes devem ser responsáveis pela sua participação no evento em termos físicos e de saúde, devendo os mesmos ter consciência que não existe nenhum fator clínico que os impeça de praticar desporto ou qualquer esforço físico.
10.4– A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes ou ocorrências dentro deste âmbito.
11 SEGUROS
11.1 – A organização irá providenciar um Seguro de Acidentes Pessoais para todos os participantes não federados.
11.2 – Os atletas federados deverão obrigatoriamente mencionar o nº de licença no ato da inscrição dado que só estarão cobertos pelo seguro da F.P.C.
12 PRÉMIO / CERIMÓNIAS PROTOCOLARES
12.1 – Serão atribuídos prémios até ao 3.º classificado de cada Categoria do ponto 2.1. e 1.º classificado de equipas (federadas).
12.2 – É obrigatória a presença dos 3 primeiros classificados de cada categoria
12.2.1 – A cerimónia de entrega de prémios por equipa (federada) realiza-se conjuntamente com a atribuição dos prémios da corrida C3.
12.2.2 – Os atletas contemplados na cerimónia protocolar deverão obrigatoriamente envergar o equipamento de competição das suas equipas, usar sapatos de competição ou sapato desportivo tipo sapatilha (ténis). É proibido o uso de chinelos.
12.3 – Apenas o vencedor de cada categoria poderá exibir a bicicleta vencedora, num espaço designado para o efeito próximo do pódio (numa das laterais).
14. CASOS OMISSOS
14.1- Os casos omissos no presente regulamento serão julgados pelo R.G.B.T.T da F.P.C., e de acordo com a organização, a qual será soberana nas suas decisões.