Blog

Santarém XCM 2011








Foi no último dia 22 de Outubro, sábado, que se desenrolou a última prova da taça de maratonas, em Santarém.Esta última prova, já tinha quase todos os vencedores das diversas categorias definidas à excepção dos elites.

A equipa da CDCamarneira/ERA Cantanhede/Pneubox, mais uma vez esteve presente, com o intuito de fazer sempre o melhor resultado.

A saída de Cantanhede deu-se às 6h da manhã. Um acordar cedo para que a viagem fosse feita nas calmas e como eram esperados muitos atletas, cerca de 3500, foi preferível chegar antes da grande confusão de carros, bicicletas e atletas.  Chegados ao parque de exposições de Santarém, CNEMA, os elementos da direcção do Clube, dirigiram-se ao secretariado para levantar os respectivos dorsais dos atletas, assim como as credenciais para as zonas de assistência.Máquinas afinadas, barrigas confortáveis, pele de galinha e deu-se início a um pequeno aquecimento pelo extenso parque de estacionamento. Estava uma manhã fria e era preciso aquecer, embora já tivéssemos verificado que a primeira subida da prova, dava para aquecer. Dirigidos às boxes de partida, que diga-se, foi das melhores coisas que a federação implementou, embora não se perceba porque razão os lideres dos escalões B e C, saem depois de muitos veteranos A, Elites, Sub 23… 9h30m e deu-se a partida para a última etapa da taça de maratonas de Portugal.
O ritmo inicial foi alucinante, alcatrão, subidas ligeiras e zonas de muita aceleração, que fez chegar os atletas ao 1º posto de abastecimento com médias altissimas.Daqui para a frente, a prova mostrou-se difícil, para quem tivesse apostado em sair muito bem, a factura paga-se e o melhor foi quem vez a prova de trás para a frente, mas as provas são isto mesmo, hajam pernas…

O percurso desta maratona, poderia parecer muito rolante, mas o constante sobe e desce e as subidas íngremes, embora curtas, “partiam” as pernas. Foram 87 km com 1900m de acumulado.Esta equipa mais uma vez está de PARABENS, foi um ano fantástico, com desempenhos individuais e colectivos muito, mas muito positivos. Voltando à prova, e passadas cerca de 4h, os 3 primeiros elementos do CDCamarneira/ERA Cantanhede/Pneubox, chegaram à meta com cerca de 3 minutos distanciados entre eles, sendo o 1º a chegar, Jô Miranda 50º, seguido do Paulo Pereira 18º e o Vitor Lopes 59º. Mais atrás chegava o Manuel Baia 40º, seguido do Luis Tomé 10º , Claudia Manso 7º,  Pedro Rocha 87º e o Pedro Silva 88º. Estas classificações, são nos respectivos escalões dos atletas.

De salientar os resultados da Claudia Manso, 7º lugar à geral no seu primeiro ano de federada e nestas lides da competição. Os restantes atletas têm trabalhado muito para que a equipa do CDCamarneira/ERA Cantanhede/Pneubox, tenha alcançado um honroso 10º à geral da Taça de Portugal de maratonas, e é importante salientar que este ano pontuaram nada mais, nada menos que 55 equipas.

Não é só por este facto que o CDC está de parabéns, mas também pelo grupo que se tem formado neste clube. Todos os elementos são importantes, desde a direcção aos familiares e amigos do CDC. Após o almoço fez-se a visita ao maior certame de bicicletas do país, FestivalBIKE. Existia de tudo o que de melhor existe para e no mundo das BIKES. O regresso fez-se já de noite com uma paragem no arroz de tomate e leite de creme….uhmm

Mais uma vez uma nota importante para a equipa de assistência das provas da taça. Tem sido incanssáveis os elementos que tem apoiado os atletas. Não querendo ferir susceptibilidades, pois muitas outras pessoas ajudaram e apoiaram, mas o Hugo e o Né foram presenças assiduas nas provas, embora com muito sono, vá-se lá saber porquê…

A toda a equipa e estrutura do CDC, PARABÉNS e agora há que recuperar forças para o ano que se avizinha e treinos, são no sofá…

Bem hajam e até um dia destes nesses trilhos.

This Post Has 0 Comments

Leave A Reply