Extreme 2014
A poucos dias da maratona Extreme 2014, decidimos (Vítor Lopes e Carlos Teixeira) alinhar nesta prova que se realiza num cenário brutal para a prática de BTT. Dureza é o mote desta prova. Decidimos ir na véspera, e pernoitámos na Pousada da Juventude das Penhas da Saúde. Chegados por volta das 00h30, era hora de descansar umas horas. A partida seria dada às 8h30. O despertar foi às 6h30, de seguida, tomar o pequeno almoço para ir levantar os dorsais ao secretariado a poucos metros de distância.
Na Serra da Estrela, as temperaturas podem mudar drasticamente. Antes da partida o vento fazia-se sentir e algum frio também. Partida para o extreme em ritmo aceitável em direcção ao centro de limpeza de neve, para de seguida descer até Manteigas, por caminhos e trilhos fantásticos.
Por volta do km 13, havia quase um rock garden, era bastante técnico e a prova estava a começar o que levou muitos atletas a terem atenção.
A primeira subida do dia e com apenas 1h de prova e 25km, as pernas ainda correspondiam bem. Passados alguns km´s chegava a 2ª subida e com ela pendentes de 24%, sim, embora por poucos metros mas foi uma subida curta mas muito exigente.
As temperaturas começaram a subir e o vento e frio que se fazia sentir à partida deu lugar a um sol radioso e temperaturas a atingirem os 29°.
Pedalar na Serra da Estrela torna o dia muito incerto e de repente o dia começou a ficar muito enublado. A última subida do dia, levou-nos dos 560m de altitude para os 1600m em apenas 15km. De repente, começou uma chuva miudinha, vento e frio. Era altura de vestir colete e manguitos.
Com 5h de prova e com 15km de ascensão com um clima adverso, foi um esforço enorme fazer estes km´s até chegar aos 1600m de altitude. De salientar que a prova foi feita sempre em dupla com o Carlos Teixeira, embora não o tivéssemos de o fazer, mas assim nos tínhamos proposto desde o início.
Após mais de 6h30, chegámos ao Hotel Serra da Estrela, meta da prova com uma satisfação enorme pela grandiosidade do percurso, da serra e de um dia repleto de um desporto apaixonante, BTT.
Depois foi tomar um banho quente, uma almoço reconfortante e uma viagem de 150km até casa.
Para o ano contamos estar novamente presentes.
Os dados, 98km, 3800D+ e 6h30m.
Rescaldo escrito pelo atleta Vitor Lopes